Localização: talhão 262 e 263

Fontes: 3

Mesas
: 9

A Valdimeira corresponde a uma região, de contornos algo indefinidos, entre a Felícia e a Ponte Nova. Para efeitos deste site, consideramos que corresponde às margens da ribeira ao longo dos talhões 262 e 263. Trata-se de um local sombrio e aprazível, com uma série de mesas para piqueniques e três fontes. Toda a zona envolvente foi fortemente afetada pelo incêndio de 2017.

Fonte dos Franceses

Localização: talhão 262 (39° 45.613’N · 8° 59.307’W)

Mesas: 1

Água: não controlada.

A Fonte dos Franceses situa-se na Valdimeira. Existe uma mesa para piqueniques próxima do local. (É possível que este nome não corresponda a esta fonte. Ver, por favor, a nota na página relativa às Fontes do Pinhal do Rei.)

Fonte do Arrife 14

Localização: talhão 262 (39° 45.611’N · 8° 59.392’W)

Mesas: 1

Água: não controlada

A Fonte do Arrife 14 situa-se na Valdimeira, no talhão 262, junto à estrada que percorre a Ribeira de São Pedro. Existe uma mesa para piqueniques junto ao local da fonte. (É possível que este nome não corresponda a esta fonte. Ver, por favor, a nota na página relativa às Fontes do Pinhal do Rei.)

Fonte dos Amieiros

Localização: talhão 262 (39° 45.579’N · 8° 59.455’W)

Mesas: 7

Água: não controlada

A Fonte dos Amieiros corresponde a uma pequena nascente, na zona da Valdimeira. A sua água percorre cerca de uma centena de metros, num pequeno regato, até afluir à Ribeira. Parte do trilho de acesso à fonte é efetuado num pequeno passadiço de madeira uma vez que a zona está, habitualmente, alagada. A vegetação, diversificada pela presença desta humidade constante, dá um ar aprazível ao local.

À entrada do trilho de acesso à fonte existe um pinheiro notável digno de atenção. A seu lado, duas mesas para piqueniques. Ali próximo, junto da foz do regato, mais cinco mesas completam este pequeno espaço.

Texto: CF. Fotografia: CF & RM